domingo, 27 de março de 2016

Mundo, seus conflitos, e o reflexo do nosso interior

Esse texto estava escrito desde o ano passado, no final de novembro, e esse é o momento de publicá-lo diante de tantos conflitos que temos observado no mundo...

[Sentado na sala de reuniões junto há alguns diretores, alguns colegas de trabalho, e ela. Ela é uma pessoa que tem influencia nessa organização, e sua opinião tem bastante peso. Durante a semana não foi possível chegar a um consenso, e por isso esse encontro foi inevitável.

Já tinha pesquisado, estava de posse das leis, conceitos, boas práticas, dialogado com outros profissionais, e inclusive havia encontrado uma solução para o problema. A razão mostrava que era preciso mudar para corrigir, mas a questão apontava diretamente para uma falha dela, algo que se prolongou por vários anos.

Conhecia bem o perfil dela, e nos bastidores tinha tentado contornar a situação de todas as formas, para evitar essa exposição, que foi inevitável. Tentei resolver com Ela, e muito inteligente que é, percebeu de cara o problema, mas aceitar implicava em dizer: eu errei. E por isso ela negou de todas as formas ilógicas. Então o caso que ia além da razão, estava lidando com o ego dos outros; eu que ainda tento dominar o meu próprio... rsrs

Você já se deparou com situações conflitantes? Certamente! Um pai, uma mãe, um irmão talvez. A sua cunhada, ou sua sogra. Você só queria resolver a situação, mas precisava fazer aquela pessoa cooperar com você. As vezes tudo é questão de comunicação, e quando você se permite ouvir, entender o lado do outro, o motivo da sua resistência, então esse mergulhar no mundo dessa pessoa, te permite compreendê-la. E após esse mergulho você enxerga pelos "olhos" dela, então daí em diante as suas palavras passam a ser ouvidas, e a solução chega mais fácil.

Entretanto essa situação era um pouco mais complexa. Pois estava diante de alguém que fingia estar ajudando, sabia que estava errada, e no fundo não queria cooperar para mudança, e a organização estava sendo prejudicada com isso.

A reunião para resumir foi 90% de "posse de voz" dela. Fui interrompido ao falar por diversas vezes. Enquanto Ela tentava criar uma confusão mental sobre o assunto para todos, especialmente olhando para os diretores, de minha parte tentava simplificar o assunto, tentando clarear as ideias, focando o olhar nela, e apoiados pelos colegas que igualmente tentavam ajudá-la a ver o cenário. Até um dos diretores entendeu a nossa exposição, tomou voz tentou explicar para ela.

Há meses eu não saia da minha paz, e depois de duas horas de reunião, me percebi impaciente, e pensava "meu Deus eu estou assim", e de repente senti uma energia negativa invadido-me, "Deus, isso é meu? Porque essa súbita raiva?". Veio a intuição para olhar para as mãos dela. E quando olhei, estavam tremendo, mas tremendo muito mesmo. Ela sorria mas suas mãos a denunciava. E aos poucos fui retornando, me acalmando, mas ainda permiti sair algumas frases ainda num tom de voz mais alterado para impedir que fosse interrompido novamente.

O resultado foi parcial. Ao terminar ao reunião fui até Ela, literalmente tomei sua mão ainda fria, no que me olhou um pouco surpresa, e então pedi desculpas pelo momento que alterei a voz, disse que tinha ficado responsável por resolver aquela situação e precisava de sua ajuda. Sorri para ela, pedi desculpas novamente por alterar o tom de voz, e assim fui embora.

Na madrugada durante a meditação pedi a Deus que mostrasse o que poderia aprender com tudo aquilo. O que faltava em mim. E fiquei maravilhado com as lindas ideias...

Em um único segundo tudo veio, e ainda de olhos fechados abri um sorriso. Eu não precisava mudar ninguém, esse foi o meu erro. A vida toda acontecerão várias situações parecidas, onde me sentia um ET nesse mundo, sem entender porque as pessoas tinham medo de assumir falhas, ou pedir desculpas, para mim isso era uma coisa tão simples e normal, era muito bonito, e me revoltava em muitas vezes ver que as pessoas não fazem isso, e culpavam os outros por suas próprias imperfeições.

A personalidade daquela mulher havia me servido como instrumento de aprendizado, e então compreendi claramente a grandeza divina que se manifesta por diversas pessoas para ensinar a todos. Somente em uma esfera "imperfeita" como essa, e manifestando parte da sua divindade, apenas assim essa mulher poderia negar minha ajuda, e construir a ilusão de um muro entre nós, criando dificuldades, criando uma parede impermeável, e assim forçar para que eu volte a mim mesmo a atenção.

Ter a consciência que somente nós podemos nos modificar, mas precisamos estender isso de forma prática até o outro. Sabemos que existem mostradores de caminho, mas apenas cada um de nós podemos percorrer nosso próprio caminho com nossos próprios desafios.

Em parte estava chateado comigo sobre a reunião, mas quando a culpa é eliminada, só há espaço para para colher os frutos do aprendizado, e assim aprendi essa importante lição.

Veio a intuição: Abra o blog daquele rapaz. Então acessei a rapidamente fui descendo a página procurando, e estranhamente o post do Prem Baba estava bem no começo, e sempre fica no final, então resolvi ler:

"Ninguém tem o poder de mudar o outro, apenas a si mesmo. E a partir de si mesmo é possível inspirar o outro a mudar. Porém o ego quer ter poder. Ele acha que já sabe de tudo e que pode mudar o outro. Achar que sabe mais do que o outro e querer modificá-lo a partir das suas crenças é uma das maiores distrações do caminho espiritual." (Referência)

Uma alegria muito grande invadiu-me todo meu ser, e me senti grato. Grato pela maneira especial que estava sendo ensinado, por essa mulher, e pela vida. Agradeci muito, muito... e suspirei encantado. Quanta generosidade em mostrar uma confirmação.

O mundo está em conflito enquanto nós estivermos em conflito conosco e com os outros. Isso começa dentro de cada um de nós, e termina quando nos aceitamos, igualmente aceitamos os outros como eles são, aceitamos essas diferenças, de desafios, pessoas, povos, países, crenças, etc. Pois onde há amor, há compreensão. Expandindo o amor, se amplia essa compreensão.

Oh Deus, a mulher só estava com medo, talvez de parecer incompetente, de perder o emprego. Ilusão, pois a reunião só existiu porque a opinião dela era importante.]

Hoje lendo novamente esse texto, meu coração pediu para criar uma estória...

O homem estava faminto e irritado
Com mãos vazias, olhou o mundo com desprezo
Então o espírito soprou uma ideia de fazer uma plantação
O homem mesmo magoado acolheu a ideia
Mas chateado com tudo ao redor, escolheu plantar em si mesmo
Então o espírito pediu a três pássaros que cantassem para ele
O homem sorriu encantado, e decidiu que a orta seria no coração
Então o espírito deixou cair sementes de compreensão
O homem viu, mas ficou triste pois não conseguia cavar o chão endurecido pelo tempo
Então o espírito fez chover alegria e fé durante muitos dias
Até que a primeira semente foi plantada
Passado alguns anos o homem agora sorria como uma criança
Na terra fértil do seu coração, a compreensão procriou e se multiplicou
Fome saciada e a gratidão pela vida inundava todo seu ser
Com mãos transbordando, sobrava compreensão para o mundo

ascendente999@gmail.com
Hash-Code: 35b8020d1b0695fb339b87af5d4cc5e2
Link-Ref: https://aprensinando.blogspot.com.br
--
Olá! Fico feliz por sua visita.



*hash-code é uma forma de preservar a integridade do texto. Refere-se ao md5 do texto entre colchetes "[ ]". Caso exista algum erro na escrita seria muito bom arrumar, certo? :) Muito obrigado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário