domingo, 3 de julho de 2016

Conforto e consolação

[Todo ser senciente é aquele capaz de experimentar o sofrimento ou alegria, mas sem dúvida o alvo de todos é a felicidade. Agora mesmo você poderia pensar em um sonho seu, imaginar esse desejo sendo realizado, e o que você faria. Talvez fechar os olhos por poucos segundos, e quando terminar observe o que está sentido.

Quando li recentemente sobre as "aflições mentais" ou "venenos" que são: a ignorância, o apego, e a aversão. Ficou bem entendido a questão do condicionamento mental como algo que nos limita a ver as coisas como elas realmente são, mas foi em uma meditação que me veio a ideia mais clara. Uma imagem de um homem bêbado acordando no chão da rua, e depois refletindo sobre essa "fotografia" que me veio a compreensão.

Você pode achar difícil de acreditar, mas esse homem bêbado que acordou no meio da rua, só quer ser feliz. Para experimentar a alegria ele precisa beber, aí fica eufórico, sorrir, e até canta. Mas quando o efeito do álcool passa, o vazio volta, mas ele já tem uma solução para isso: vai beber mais.

Até que um dia ele acorda, e ouve o sopro incessante do espírito, que mandou a imagem do seu filho. O homem senta na rua e chora, novamente vem a mente a ideia de beber para aliviar o sofrimento e trazer a "alegria", mas desta vez ele decide fazer um rumo diferente. Vai visitar sua família. Chegando em casa de sua mãe o enche abraços e beijos. Sua esposa em lágrimas passa a mão no seu rosto sofrido. Mas é no abraço do filho que o homem cai de joelhos.

Por dois dias experimenta um tipo de felicidade diferente. Antes, na ignorância, para ele apenas beber parecia ser a solução que leva ao estado de alegria, mas agora sabe que tem opções. Tem alguma consciência de que pode experimentar alegria de outras formas.

O problema agora é que o apego ao seu antigo estímulo de alegria. E entre quedas o homem vai precisar desenvolver sua consciência, para que ela se torne maior que a sua velha vontade de beber. Assim dissolverá os antigos condicionamentos mentais, pois o espírito vai soprar para que ele avance.

Em sua perseverança de vencer o apego descobre o seu poder de escolha. Então passa a experimentar uma felicidade mais sutil. O problema é que para garantir ou ficar seguro que não vai perder isso novamente, passa a ter aversão de tudo aquilo que possa ameaçar a sua "felicidade" ou a dos outros.

Olha o bêbado caído na rua e passa para o outro lado. Se alguém embriagado chega falando perto ele se enoja e sai de perto. Oras! Se ele mais que qualquer um conhece aquele sofrimento, quem mais estaria habilitado para compreender da ilusão do outro? Assim o homem continua a desenvolver a consciência, e o espírito continua soprando para unir esse descompasso interior. E na dissolução da aversão que o ser humano alcança a consciência compassiva.

"Cada forte apego gera um medo igualmente poderoso de não conseguirmos o que queremos ou de perdermos tudo o que já conseguimos. Esse medo, na linguagem do budismo, é conhecido como aversão: uma resistência às mudanças inevitáveis que ocorrem como uma consequência da natureza impermanente da realidade relativa." - Yongey Mingyur Rinponche

Eu diria que estes são três véus. E que eles ocorrem nos vários níveis diferentes de estímulos: sentidos, sentimentos e pensamentos. Ou seja físico, emocional e mental. No exemplo acima vimos um apego físico que de deslocou. Mas ao refletirmos podemos chegar a conclusão que todo apego é uma tentativa de permanecer feliz.

Se você percebeu que tem aversão a algo ou alguém então parabéns! Só falta mais um véu para dissolver, e isso é muito bom. E eu fico muito feliz só de imaginar mesmo sem te conhecer. Removendo esse condicionamento mental da intolerância você libera seu potencial criativo e bondoso para encontrar soluções mais duradouras para sua felicidade e a de um raio enorme ao seu redor.

Como encontrar essa clareza? Você medita. Meditar? Foi o que encontrei e tem transformado a minha vida. E justamente por isso recomendo para você também. Há mais de um ano tenho praticado a meditação diariamente, e há poucos dias tive a felicidade de ler um livro, e até fiquei surpreso quando vi a semelhança como estava meditando sem nunca ter sido ensinando desta forma. E como a meditação pode ajudar?

Quando era criança lembro ia junto com meus irmão para um rio. Quando estávamos tomando banho a água fica um pouco escura, meio embaçada, e não dava para ver nem nossos pés. Eu saia do banho e ficava na beira do rio olhando eles tomarem banho. Quando saiam eu continuava olhando a água, que aos poucos ia ficando mais clara porque a areia e resíduos iam baixando. Até que ficava totalmente límpida, e conseguia ver os peixes nadando no fundo, algumas plantas submersas, era muito bonito!

Agora você imagina que a sua mente é o rio/água em que você está sumerso, e a meditação é justamente você parar para observar. Quando para de agitar a água começa a ficar mais limpa. E vai estabilizar toda aquela confusão que não dava enxergar nada, e assim você tem acesso a clareza natural da sua mente. Isso te permite enxergar melhor seu tesouro, seus desafios e a sua capacidade. Na prática de observar seus pensamentos, a mente é acalmada e deixamos fluir as soluções criativas, substituindo de forma bondosa o instinto de sobrevivência protecionista da "felicidade".

Abrir coração amoroso da mente. O ser compreensivo. "Em outras palavras, a melhor forma de segurança que podemos oferecer a nós mesmos é desenvolver um coração aberto." - Yongey Mingyur Rinponche

Tudo está dentro de vocês. Precisam apenas de um pequeno apoio para ver isso. "Vós sois Deuses" (Salmo 82:6). Só precisam eclodir esse potencial amoroso e compassivo para fora e seguir. E qualquer pessoa ou religião que lhe pareça uma fonte de luz será mais justa se apenas lhe mostrar a sua própria fonte. Como Sócrates que também tinha o conhecimento do potencial natural humano. Você edifica sua ponte, e qualquer coisa que se coloque entre você e Deus o espírito vai soprar.

Grande abraço.

ascendente999@gmail.com]

--
Hash-Code: c3d062befd14df08b3b91b112c959ca3
Link-Ref: https://aprensinando.blogspot.com.br
--
Olá! Como vai? Obrigado por sua visita.


*hash-code é apenas uma forma de preservar a integridade do texto. Refere-se ao md5 do texto entre colchetes "[ ]". Caso exista algum erro na escrita seria muito bom arrumar, certo? :) Muito obrigado.

(*)Version 1.1: 17/07/2016 - Palavra "submersas" corrigida - Obrigado curadora64!! :D

(*)Version 1.2: 17/07/2016 - Palavra "mental" corrigida! :D

Um comentário: