domingo, 15 de novembro de 2015

Vontade divina e humana




[Quando se mergulha no fluxo da vida percebemos que além da nossa vontade há um "plano maior", e uma sabedoria acima na nossa, que respeita a nossa vontade, o nosso poder de escolha, e tenta nos guiar para melhores decisões, mas sem se preocupar com o resultado, permitindo que o discípulo erre ou acerte, e ali recolha a experiência necessária para o enriquecedor aprendizado. 

Quando temos dificuldade de recolher o aprendizado dessas experiências, então elas precisam ser repetidas, e repetidas. A incompreensão e negação disso pode nos levar a caminhos tortuosos, a ramificações maiores, e a um "afastamento" mais intenso que nos geram uma insatisfação contínua, mesmo que tenhamos tudo ou nada.

Qualquer que seja o ponto que estejamos na nossa vida, ou quantas vezes tenhamos negado as simples ou duras experiências, nunca será tarde para recolher o aprendizado delas. Pois tudo já foi desenhado por nós, e está em nossa memória, guardada em algum dos níveis de nossas consciências. Podemos recolher o aprendizado e a compreensão a qualquer momento do agora, pois o rio sempre esteve passando ao nosso lado.

Qualquer experiência compreendida nos leva ao aprendizado. Independente do resultado. Por isso o conceito de bom ou mal é uma ilusão. Tudo resulta em sabedoria.

Colher os frutos de nossas obras é colher os resultado de nossas experiências, mas somente a compreensão nos permite a colheita dos frutos. Há frutos amargos e doces, mas todos somam a sabedoria. O fruto fica menos amargo quando se aceita a sua a sabedoria recolhida. O fruto fica menos doce quando se desapega dele, e parte para novos rumos segundo o rio da vida.

Nós passamos a vida neste processo, consciente ou não, mas sempre plantando. E a insatisfação nasce da escassez, pois temos sede e fome, mas vivemos a negar a colheita dos próprios frutos. Até decidirmos mudar e recolher os aprendizados.

Quando declaramos ao Criador a nossa intenção de mergulhar dentro nós mesmos, passamos a percorrer o caminho de fora para dentro. Nesse caminho o Criador nos guia no tempo certo a cada plantio, para provarmos cada fruto, nos enriquecendo com sabedoria. Em sua infinita bondade, o Pai nos reveza entre os frutos amargos e doces, e nesse processo recolhemos o aprendizado procurando não se apegar e partir para o próximo plantio.

 Se apegar aos frutos amargos é mergulhar na culpa , nas lamentações ou nas dores. Se apegar aos frutos doces é deixar-se seduzir na vaidade, na preguiça ou no medo de mudar. Depois que a sabedoria é recolhida nada mais é necessário além de agradecer e honrar o Criador que chama para próxima jornada.

Na compreensão dessas experiências, ficamos maravilhados na alegria da descoberta e do aprendizado. E o desapego nos leva a uma paz sem limites. Este é o caminho do alinhamento das vontades, assim na terra como no céu.

É o coração que une as vontades. Pois é o amor que permite perceber os sinais do Criador, porque Ele é que melhor nos conduz em nossas jornadas. E o desenvolvimento desta intimidade e confiança fará a vida mais bela, trazendo além de frutos graciosos, as lindas flores do mundo mais colorido.

Humildemente deixo um texto de um livro sagrado que me foi presenteado, e não foi por acaso que abri essa página, e nem foi por acaso que saltou-me os olhos textos alternados de duas páginas vizinhas.


(João 5 : 19 e 20) Em vista disso, Jesus lhes disse: 
"Digo-lhes  com toda a certeza: O Filho não pode fazer
nem uma única coisa de sua própria iniciativa, mas 
somente o que ele vê o Pai fazer. Pois as coisas 
que Ele faz, o Filho também faz da mesma maneira.
Pois o Pai ama o filho e lhes mostra as coisas
que Ele mesmo faz, e lhes mostrará obras maiores
do que essas, para que vocês fiquem maravilhados.
(João 5 : 22) Pois o Pai não julga a ninguém, mas
confiou todo o julgamento ao Filho,
(João 5 : 30 e 31) Não posso fazer nem uma única
coisa de minha própria iniciativa. Assim como
ouço, eu julgo, e o meu julgamento é justo, porque
não procuro fazer a minha própria vontade, 
mas a vontade daquele que me enviou.
Se apenas eu der testemunho de mim, o meu 
testemunho não é verdadeiro."

E este é o perfeito alinhamento, assim como já ensinou o mestre. E assim é.

Grande abraço.
ascendente999@gmail.com ]

--
Olá meu caro. É uma honra que o texto lhe possa ser apreciado. Se tiver interesse de postar o meu post no seu blog peço apenas que coloque os créditos da seguinte forma:

Link-Ref: https://aprensinando.blogspot.com.br
Hash-Code: 2cd7ce378db126cd3883a66852c07aa5
Autor: Ascendente 999 ~ ascendente999@gmail.com

*hash-code é uma forma de preservar a integridade do texto. Refere-se ao md5 do texto entre colchetes "[ ]". Muito obrigado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário